Consultas e cirurgias eletivas em tempos de pandemia: o que devo fazer?

Atualmente estamos passando por algo que nunca vivenciamos e acredito que ninguém imaginava que passaríamos, a pandemia pela Sars-COV-2 (Covid-19). Em meio às incertezas e angústias impostas pelo novo coronavírus e pelo isolamento social, nos deparamos com os pacientes com doenças crônicas que necessitam de acompanhamento constante e, pacientes de cirurgias eletivas sem saber como agir. Afinal, como devemos proceder nesses casos?

Inicialmente alguns estudos mostraram altas taxas de contaminação dos profissionais da saúde em procedimentos cirúrgicos, principalmente de via aérea e cavidade nasal. Outros estudos também sugeriram que a infecção assintomática pela COVID-19 poderia entrar em atividade e evoluir de forma mais grave, caso o paciente fosse submetido a um procedimento nesse período. Sendo assim, as cirurgias eletivas foram suspensas, pensando na segurança do paciente e equipe, e o medo fez com que consultórios fechassem e pacientes se resguardassem em casa.

Nesse cenário a telemedicina consolidou-se como importante ferramenta para atendimento e acompanhamento dos pacientes, porém em alguns casos a consulta presencial se faz necessária para que possa ser realizado um exame físico adequado.

Com o passar das semanas e o maior entendimento do comportamento do vírus, surgiu a necessidade de estabelecer medidas de segurança que tornassem possível o retorno das atividades, se adaptando ao novo padrão de normalidade. Com isso, nos hospitais criaram-se áreas específicas para tratamento dos pacientes com coronavírus, e na entrada do hospital todos os pacientes passaram a ser submetidos a medida de temperatura, além de serem interrogados quanto a sintomas respiratórias. Nos consultórios, o intervalo entre os agendamentos de pacientes aumentou para evitar aglomerações na sala de espera.

Por fim, os pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos, são submetidos ao teste da covid (PCR - aquele teste do cotonete, que é colhido pelo nariz) antes da cirurgia e orientados a permanecer em isolamento até a data da internação. Todos os pacientes são informados sobre os riscos e benefícios de realizar procedimentos neste momento. Afinal, estamos todos nos adaptando a uma nova fase. Se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato para conversarmos melhor!

Referências:

1. S. Lei et al., Clinical characteristics and outcomes of patients undergoing surgeries during the incubation period of COVID-19 infection, EClinicalMedicine (2020) https://doi.org/10.1016/j.eclinm.2020.100331

2. Workman Et al., Endonasal instrumentation and aerosolization risk in the era of COVID-19: simulation, literature review, and proposed mitigation strategies .International Forum of Allergy & Rhinology (2020).