Rouquidão: O que é? Quais principais fatores? Como tratar?

A rouquidão é uma queixa muito comum e pode ser causada por alterações agudas, como trauma vocal e laringites (inflamação da laringe), e por alterações crônicas, como as lesões da laringe (nódulos, pólipos), refluxo faringolaríngeo e abuso vocal.

Um dos principais fatores de risco é o abuso vocal, ou seja, pacientes que trabalham com a voz, como professores, atendentes de telemarketing e cantores. Muitos pacientes já têm alterações estruturais da prega vocal, como sulcos e cistos, que acabam piorando com o abuso, ou lesões que surgem em decorrência do trauma vocal contínuo, como os nódulos. Outro fator de risco importante é o tabagismo, que é o principal fator relacionado com o surgimento de lesões malignas das pregas vocais.

Quando a rouquidão surge de forma aguda, relacionada a um quadro de infecção de via aérea superior, não é necessário realizar exames para visualização direta das pregas vocais, e tratamos com repouso vocal e anti-inflamatórios. Porém, em pacientes com queixa de rouquidão arrastada, por mais de 3 semanas, ou associada a surgimento de nódulos na região cervical e perda de peso, por exemplo, precisamos realizar uma investigação.

Os exames realizados para avaliação são os exames endoscópicos que avaliam a região das pregas vocais, como nasofibrolaringoscopia e telelaringoscopia. Esses exames são realizados através da introdução do aparelho pelo nariz ou diretamente pela boca, e visualizamos as pregas vocais e todas as estruturas da laringe, observando sua superfície, cor, sensibilidade e mobilidade. São exames realizados com o paciente acordado e com anestésico tópico, sem causar desconforto importante.