top of page
Buscar
  • Foto do escritor Dra. Germana Jardim

Cirurgia de base de crânio: o que é e qual o papel do otorrino

Aposto que nem todos entendem o que estamos falando quando dizemos ‘’cirurgia de base de crânio’’, principalmente quando um otorrinolaringologista fala sobre esse assunto. Afinal, qual a relação entre cirurgia do crânio e o otorrino? O otorrino não cuida apenas do ouvido, nariz e garganta?


Bom, há alguns anos, após o desenvolvimento da cirurgia endoscópica nasal (cirurgia em que operamos as estruturas internas do nariz, através de uma câmera com vídeo, sem cortes externos), o otorrino e o neurocirurgião passaram a realizar juntos algumas cirurgias.

A hipófise é uma glândula responsável pela secreção de diversos hormônios, e fica localizada na parte mais inferior do crânio, o que chamamos de base do crânio. A base do crânio é um osso bem fino e delicado, que separa a cavidade nasal do sistema nervoso central. Sendo a hipófise localizada logo acima do seio esfenoidal, separados por esse osso fino. Alguns tumores podem surgir nessa região, causando alterações hormonais e visuais, visto que o nervo da visão também está localizado ao lado da hipófise.

Antes do desenvolvimento da cirurgia por vídeo, o neurocirurgião acessava essa região através de cortes externos, com uma maior manipulação e possíveis danos ao sistema nervoso. Atualmente, nos casos em que podemos operar através do vídeo, fazemos uma abertura no osso da base do crânio para chegarmos a região da hipófise. Nesses casos, o paciente apresenta recuperação mais rápida e a cirurgia apresenta menos complicações.

Para realizarmos esse tipo de cirurgia é necessário uma equipe de médicos especialistas na área. O otorrinolaringologista que tem interesse em realizar esse procedimento, faz uma subespecialização em cirurgia endonasal e base de crânio. Neurocirurgião e otorrino operam juntos, e além deles, os endocrinologistas também fazem parte da equipe responsável por cuidar desses pacientes, afinal como falei, esses tumores causam diversas alterações hormonais.

Para os que ainda possuem dúvidas ou queira saber mais sobre esse tipo de cirurgia entre em contato, ou deixe seu comentário! Estou a disposição!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page